Deficiência de Aprendizado

<< Voltar

Compreender as Deficiências de Aprendizado




As pessoas com deficiência de aprendizado podem apresentar diversas dificuldades, incluindo dificuldade de leitura, linguagem falada, escrita ou capacidade de raciocínio. A hiperatividade e a desatenção também podem estar associadas com deficiências de aprendizado. A coordenação, o comportamento e as interações com outras pessoas também podem estar afetadas.

Uma pessoa com deficiência de aprendizado pode ter inteligência média ou acima da média. Contudo, ela pode ter dificuldades no ambiente da sala de aula se não houver apoio e ajustes adequados.



Maneiras de Ajudar


Concentre-se nas respostas corretas e nos comportamentos. Reconheça e elogie os esforços das pessoas.


Incentive todas as pessoas a se envolverem com suas habilidades e se concentrarem nelas.


Aumente a confiança oferecendo apoio e oportunidades adequadas de serviço.



Dicas de Ensino


Em espírito de oração apresente lições bem preparadas em vários formatos, incluindo impressos, áudio e recursos visuais.


Proporcione um ambiente onde os membros da classe fiquem à vontade para fazer perguntas sobre coisas que não entendem.


Faça um esboço da programação das aulas e da ordem dos eventos para o horário da classe.


Ajude a pessoa a sentir-se à vontade para participar da aula. Dê bastante tempo para que prepare as respostas e peça à pessoa que diga quando estiver pronta. Ofereça-lhe ajuda para ensaiar uma escritura ou uma resposta antes da aula.


A técnica de ler junto com o aluno, usando materiais gravados, pode ajudar pessoas com dificuldade de leitura.


Apresente e explique o vocabulário antes de ensinar a lição. Revise as palavras novas e as informações com frequência.


Como a escrita é geralmente um desafio, ofereça alternativas de como trabalhar com outra pessoa, gravar o que deseja que a pessoa compartilhe, ou deixar que a pessoa verbalize ideias e respostas.


Em vez de apenas ensaiar fatos, ensine compartilhando experiências e sentimentos a respeito do evangelho. Aprender é mais fácil quando as pessoas se tornam espiritual e emocionalmente envolvidas.


Minimize as distrações.


Redirecione a atenção do aluno quando o comportamento for inadequado. Por exemplo, segure um objeto ou uma gravura que ajude o aluno a lembrar-se do que ele deveria estar fazendo.


Quando adequado, inclua movimento, como uma atividade, por exemplo, como parte da lição.


Esforce-se em espírito de oração para compreender o estilo de aprendizado da pessoa e como a pessoa expressa melhor aquilo que sabe. Aproveite os pontos fortes da pessoa.


Trate a pessoa como um ser inteligente. Ela é inteligente.


Faça adaptações o mais natural possível para que nenhuma pessoa tenha de se sobressair em relação a seus colegas.

Observação: As pessoas que não leem bem ou não sabem ler talvez não tenham deficiência de aprendizado. Para informações sobre os materiais básicos de alfabetização com uso das escrituras da Igreja, entre em contato com a presidência da Sociedade de Socorro da ala.